Regulamento Temas Livres

 

1.1 Somente serão avaliados os trabalhos enviados através do site TEMAS LIVRES.
1.2 Cada trabalho enviado deverá limitar-se a um único formulário.
1.3 Prazo para envio: ENCERRADO.

2.1. CADASTRO: informações do AUTOR – responsável pelo trabalho
2.2. LISTA DE COAUTORES: escreva nome(s) e sobrenome(s) por extenso; NÃO ABREVIE; não serão aceitos mais do que 4 (quatro) coautores por trabalho.
2.3. DADOS DO APRESENTADOR – O apresentador deverá ser um dos AUTORES DO TRABALHO e deverá estar inscrito no COPA até a data da apresentação.
2.4. TÍTULO: Conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo
2.5. INSTITUIÇÃO: local onde o trabalho foi realizado - escrever o NOME COMPLETO da instituição e informar cidade, estado e país.
2.6. ÁREA TEMÁTICA
2.7. TIPO DE TRABALHO: Artigo Científico ou Relato de Caso.
2.8. TEXTO DO TRABALHO: digite um texto contínuo e seja objetivo.
-2.8.1. ARTIGO CIENTÍFICO: Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, revisões sistemáticas e metanálises etc.) deverão ter as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Conclusões e Referências.
-2.8.2. RELATO DE CASOS: Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries, etc.) deverão contar com as seguintes seções: Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.
2.9. REFERÊNCIAS: No mínimo uma e no máximo duas referências por tema livre. Nas referências de
estudos tendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de 3 autores,
devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”.
2.9.1. Artigo em periódico
Autores. Título do artigo. Periódico, ano; volume: páginas inicial-final.
2.9.2. Capítulo de livro
Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editores). Título do livro. Edição (a
partir da segunda). Local da publicação, Editora, ano; páginas inicial-final.
2.9.3. Texto na internet
Autores. Título. Disponível em “www...” . Acessado em (data de acesso).
2.10. CONFLITO DE INTERESSE e FONTE DE FOMENTO são campos de preenchimento obrigatório.

3.1. Tamanho do texto: MÁXIMO 2.500 caracteres (com espaço, incluindo referência bibliográfica).
3.2. Não serão permitidas, sob qualquer pretexto ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referência do produto.
3.3. Não será permitida a inclusão ou envio de figuras ou gráficos na submissão dos trabalhos, somente na apresentação.
3.4. Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido.
3.5. Não citar no texto o local ou qualquer referência que permita a identificação da origem do trabalho, a fim de garantir a imparcialidade nos critérios de avaliação.

4.1. Somente serão aceitos formulários preenchidos corretamente com todas as normas observadas.
4.2. Caso a comissão avaliadora solicite correção, o autor deverá fazê-la em até 48 horas após solicitação da mesma.
4.3. O autor será informado sobre o status do seu tema livre por meio do endereço eletrônico fornecido.

5.1. Será divulgado no hotsite do COPA 2019 a relação dos temas livres aprovados, 30 dias antes do congresso, bem como a relação com os horários para apresentação dos trabalhos.
5.2. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de pôster digital:
• O pôster deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo os seguintes itens: título, relação dos autores, instituição, introdução, objetivos, método e conclusões. É permitida a inclusão de imagem/figura/gráfico/etc..
• O arquivo do pôster digital deverá ser criado em PowerPoint – as instruções serão encaminhadas para os autores dos trabalhos aprovados.
• O trabalho deverá ter somente um slide que precisa ser em formato retrato, e o arquivo deverá conter no máximo 2MB.
• Salvar como: NÚMERO DO PROTOCOLO – AUTOR
5.3. O arquivo deverá ser enviado até no máximo 08/04/2019 para cientifico@saesp.org.br.
5.4. A apresentação dos temas livres não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos, inclusive projeções, obedecendo rigorosamente à ordem programada.
5.5. Ao avaliador da sessão serão reservados 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado.
5.6. Caso o apresentador informado não possa comparecer, qualquer um dos AUTORES poderá substituí-lo, desde que este esteja inscrito no COPA 2019.
5.7. O apresentador de trabalho(s) inscrito(s) e aprovado(s) que não comparecer, e não enviar outro autor para substituí-lo, no local e horário estabelecido para a apresentação do(s) tema(s) livre(s), estará impedido de inscrever qualquer trabalho no ano subsequente, salvo motivo justificado e apresentado à comissão organizadora até, no máximo, 15 (quinze) dias após o encerramento do COPA 2019.

6.1. Será emitido somente um certificado de apresentação do trabalho com o nome do autor e co-autores. O certificado do trabalho será disponibilizado para download em nome do autor. Os coautores deverão solicitar ao autor o arquivo do certificado digital.

7.1. Para o APRESENTADOR do melhor trabalho, será ofertada uma inscrição para o COPA 2020 e será conferido certificado alusivo.
7.2. Não será permitida a troca da premiação por outros eventos da SAESP, podendo, entretanto, o ganhador indicar um substituto, desde que seja autor ou coautor do trabalho premiado.