SAESP 50 Anos

 

Em 2019 a SAESP – Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo completará 50 anos. Há meio século a SAESP cumpre com sucesso a sua missão de fomentar a excelência na prática da anestesia e segurança do paciente, por meio de educação continuada, pesquisa, desenvolvimento profissional e aprimoramento das condições de trabalho.

Foram muitas as conquistas desde a sua fundação em 1969, a começar pelos cursos de atualização iniciados em 1977. A SAESP possui em sua sede auditório (2014) e centro de simulação (2017) equipados com todos os recursos necessários para a realização de atividades teórico-práticas, que focam muito no treinamento e aprimoramento das habilidades técnicas dos participantes, com aulas expositivas, simulações e discussão de casos. Dispõe atualmente de um amplo portfólio de atividades educacionais presenciais e à distância, que permitem ao associado uma educação continuada nas mais variadas áreas de atuação da anestesia, inclusive na área de gestão, onde o lado empreendedor do profissional é estimulado e desenvolvido. Estas iniciativas têm permitido à SAESP diversas parcerias com sociedades de todo o Brasil, bem como com associações internacionais, entre elas ASA - American Society of Anesthesiologists, ESA - European Society of Anaesthesiology, WSFA - World Federation of Societies of Anaesthesiologists, CLASA - Confederación Latinoamericana de Sociedades de Anestesiología e ERAS - Enhanced Recovery After Surgery, colocando-a na posição de uma das sociedades mais ativas do país. Assim, em 2016 a SAESP passou a contar também com uma Diretoria de Relações Internacionais.

Outra grande conquista da SAESP é a realização do COPA – Congresso Paulista de Anestesiologia que acontece desde 2004. Em 2018, na sua 15º edição, consolidou-se como um dos cinco eventos mais importantes do âmbito da Anestesiologia em todo o mundo, onde 19 países foram representados. Houve, desde a sua primeira edição, um aumento de mais de 400% do público participante.

Seguindo com a sua tradicional e incessante busca pelo aperfeiçoamento, em 2016 tornou-se pioneira entre as sociedades de anestesia do Brasil, na criação de uma Diretoria de Pesquisa Científica que objetiva fomentar a pesquisa na área perioperatória facilitando a inclusão de múltiplos centros. O primeiro projeto, iniciado em 2018, refere-se ao estudo observacional multicêntrico para avaliação de casos de parada cardíaca intraoperatória no Brasil.

A SAESP se estabelece como uma sociedade que trabalha para estar sempre à frente na anestesiologia com uma visão dinâmica e inovadora. Busca constante evolução dentro de sua especialidade e interface com outros players e públicos que atuam em conjunto como sociedades civis, sociedades médicas e entidades internacionais.